Autismo infantil: veja tudo o que você precisa saber

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualmente muito se discute sobre o autismo infantil, seja na mídia, no ambiente acadêmico, escolar e/ou familiar. O número de diagnóstico de pessoas diagnosticadas com o distúrbio aumentou muito nos últimos anos.

Veja também:

+ Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Segundo uma pesquisa publicada em 2023 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos,1 a cada 36 crianças americanas com menos de 8 anos têm autismo.

A partir das características e questionamentos gerais, é possível se aprofundar nesse transtorno no desenvolvimento, que vem ganhando mais espaço nas discussões sobre inclusão, educação e saúde.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é consequência de modificações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental.  Em outras palavras, o autismo infantil é uma condição que modifica a forma que um indivíduo lida e se comunica com o mundo ao redor.

Ele é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.Tais disfunções estão presentes desde o nascimento ou começo da infância e permanecem ao longo de toda a vida nas pessoas com autismo. Entretanto, cada um deles é afetado em diferentes áreas e intensidades, o que resulta nas várias manifestações particulares que o espectro pode apresentar.

É importante destacar que o autismo é classificado como espectro para evidenciar que não se trata de uma doença, mas sim de um espectro com diversas manifestações possíveis e variáveis, sendo que cada criança pode ser impactada de maneira única. Porém, para auxiliar no diagnóstico para as famílias, os médicos dividem níveis os graus de autismo da seguinte forma:

• Nível 1: Leve
  • Nível 2: Moderado
  • Nível 3: Severo

Quais as causas do autismo infantil?

As causas do autismo infantil são multifatoriais, envolvendo fatores genéticos e ambientais. Estudos científicos já identificaram genes específicos no transtorno, herdados geneticamente dos pais ou nascidos de mutações genéticas no sujeito.

Entretanto, a predisposição genética não é a única causa, ela se combina com aspectos ambientais. Exposição a agentes químicos, uso de substâncias e infecções durante a gestação, além de idade parental avançada e prematuridade são exemplos de fatores ambientais que podem contribuir para o aparecimento do autismo em crianças.

Quais os sintomas do autismo infantil?

Como já citado, o Transtorno do Espectro Autista possui diferentes intensidades que variam de um indivíduo a outro, apresentando formas de manifestações muito particulares. Desta forma, conclui-se que os sintomas não são uniformes para todas as crianças, apesar de alguns serem considerados mais comuns, como por exemplo:

• Comprometimento das interações sociais: dificuldades em iniciar e/ou manter diálogos e em estabelecer contato visual;

• Comportamentos repetitivos: através do corpo, ou repetir continuamente frases e palavras específicas;

• Interesse fixo: ter muito interesse por temas e/ou objetos específicos, como por exemplo objetos que giram;

• Prejuízo na comunicação: dificuldades em compreender expressões faciais, gestos comunicativos e/ou figuras de linguagem.

Em alguns casos, os sintomas citados são intensos e acabam prejudicando a autonomia do paciente, enquanto em outras situações podem ser leves e passarem despercebidos. Vale ressaltar também que existem sinais específicos que representam qualidades fora do comum, como ter uma habilidade atípica com números e cálculos.

É importante ressaltar que os sintomas de neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida. Porém, o diagnóstico só pode ser estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Além disso, é comum que o autismo infantil seja mais presente no sexo masculino.

Déficit de atenção e autismo são a mesma coisa?

É comum muitas pessoas confundirem os dois. Mas, o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) é um distúrbio que tem como principal característica a falta de atenção em atividades rotineiras. Os sintomas incluem distração, dificuldade em terminar tarefas, falta de motivação, dentre outros. Além disso, a causa dele está relacionada a uma disfunção neurológica, que afeta o funcionamento do córtex pré-frontal.

Apesar do déficit de atenção e o autismo infantil serem distúrbios neurológicos, eles não são a mesma coisa, o que pode ser constatado pela diferença de sintomas. Entretanto, vale ressaltar que em muitos casos de autismo, a criança também apresenta TDA como uma condição associada.